Fazer publicidade na Internet, agora, é mais fácil com o Google AdWords.

Abrir Conta no Google Adwords

Por mais que as empresas continuem a divulgar os seus serviços em emissoras de televisão, jornais, estações de rádio, revistas, com materiais gráficos e outros meios de comunicação, a Internet tem se mostrado uma grande aliada para conquistar novos públicos e fortalecer a relação com os antigos clientes. As novas tecnologias que trouxeram, até mesmo, para os aparelhos celulares o acesso à Internet, permitem que as pessoas se conectem com o mundo virtual independente de onde estiverem.

Assim, não existem mais motivos para os prestadores de serviço e empresas de quaisquer segmentos não investirem na publicidade virtual. Ela pode ser extremamente prática de utilizar, prova disso é a ferramenta chamada Google AdWords. Este recurso permite que o site de uma empresa esteja entre os primeiros a serem listados nas pesquisas por palavra-chave do buscador Google. 

O que é Google Adwords

Esta ferramenta revolucionou a publicidade na Internet, possibilitando que, com apenas um site, blog ou qualquer outro formato de página web possam ser divulgados os produtos e serviços que são oferecidos. Quem optar por este serviço pode investir o quanto quiser na publicidade online, não sendo uma exigência do Google que o cliente pague um valor mínimo ou coloque publicações com determinada frequência. Ou seja, o empresário investe quando e quanto quiser.

Claro que, quanto mais uma pessoa investir no Google AdWords, mais internautas poderão acessar a página web e conferir os produtos e serviços oferecidos, aumentando as chances da empresa conquistar novos clientes. Parece muito fácil e, realmente, é, sendo bastante simples o seu manuseio. Para tanto, o interessado neste recurso precisa apenas abrir conta no Google AdWords. Para entender a praticidade e saber como usar o Google AdWords, segue um passo a passo com as informações mais importantes. 

Passo a passo para criar conta no Google AdWords

Passo 1: Acessar o Site 

Primeiro o interessado deve acessar o site Google AdWords. Ao entrar no site, a pessoa que ainda não é cliente vai entrar direto na página para abrir conta no Google AdWords, onde o usuário será questionado sobre a existência, ou não, de uma conta do Google. Caso ele informe que não possui, poderá criar instantaneamente uma conta do Gmail. Mas se ele informar que já possui uma conta no Google, será questionado sobre a sua preferência em usar a conta que já possui para o AdWords, ou se deseja criar uma conta nova. Se a última opção for a escolhida, o usuário também poderá criar, na hora, um novo login e senha para utilizar este serviço.

Passo 2: Preencher o cadastro

Com essas informações, o cliente Google vai para a segunda etapa do processo de criar conta, onde deverá informar o seu país e definir o fuso horário de sua preferência, é aconselhável que, se a cidade do cliente Google não constar na lista de fusos horários, ele opte pelo fuso da cidade mais próxima. Nesta etapa, também é preciso informar qual é a moeda utilizada no seu país.

Passo 3: Confirmação

A seguir, o Google confirma a criação da senha e o internauta já pode avançar em sua conta AdWords para se inteirar sobre como usar o Google AdWords. Se a pessoa quiser desconectar do Google e continuar o procedimento em outra ocasião, não existe problema, desde que, quando o trabalho no AdWords for reiniciado, o usuário conecte-se a ele com o login e senha que escolheu para ser a sua conta do serviço.

Da segunda vez que a pessoa acessar o AdWords, ela já será encaminhada para a sua área de trabalho, aonde poderá iniciar uma campanha. Todos os passos são encontrados de maneira fácil e clara na interface do Google. Ele é bastante autoexplicativo, oferecendo botões para esclarecer todas as dúvidas que possam surgir durante a utilização da ferramenta. 

Publicidade no AdWords

Para iniciar a primeira campanha publicitária no AdWords, é necessário, antes de mais nada, definir o orçamento que será utilizado para executá-la. Nos primeiros passos da campanha, também será definida a forma como o anúncio vai aparecer no buscador Google e serão selecionadas as palavras-chaves que correspondem aos anúncios e os clientes em potencial do segmento divulgado. Serão informados, ainda, nesta etapa, os dados para que o Google faça o faturamento com o valor escolhido pelo cliente.

A fatura é gerada após o procedimento, sendo que a sua data de vencimento é para 30 dias após a solicitação da campanha. Como a publicidade da empresa ou serviço cadastrado vai aparecer no buscador do Google apenas depois do pagamento da fatura, ela pode ser paga o quanto antes, para que a campanha inicie o mais rápido possível. É preciso levar em consideração que, após o pagamento, ainda demora cerca de quatro dias úteis para que o anúncio comece a aparecer nas buscas do Google.

Conforme as características dos anúncios, os cliques que a publicidade recebe possuem um valor. Por exemplo, os três primeiros anúncios que aparecem quando um internauta faz uma pesquisa com determinada palavra-chave são mais caros que os que são listados abaixo. Outro lugar de destaque é a parte direita da tela, onde geralmente constam anúncios também.

Com o sistema do AdWords, quanto mais pessoas clicarem, menos tempo vai durar o anúncio na Internet. O que é bom, porque quer dizer que mais pessoas estão acessando ele, valendo a pena o investimento. No entanto, por outro lado, mais breve vai se esgotar o orçado para o anúncio e, com isso, o empresário deverá fazer nova campanha, o que significa novo orçamento. Porém, isso fica por conta do cliente Google e, se mesmo que tenha esgotado a sua publicidade, ele não quiser mais anunciar, não existe problema. Ele pode também optar por um período, a seu critério, até reiniciar a campanha.

Depois de algumas campanhas, no entanto, o empresário já conseguirá programar melhor o dinheiro que deseja e que pode investir no AdWords. Se ele avaliar que R$ 300,00, por exemplo, é suficiente para o anúncio permanecer na Internet um mês inteiro, ele pode programar este valor para investir todo o mês, caso pretenda fazer uma campanha permanente. Se o dinheiro não for esgotado após um mês, ele pode investir menos, economizando.

Além dessa facilidade, o Google AdWords mostra relatórios do período desejado, a qualquer momento, exibindo os dados da campanha. Assim, quem estiver investindo neste serviço terá o controle de quantas pessoas acessaram o seu site, de que cidade elas são, em que páginas dentro de um site permanecem por mais tempo, entre muitas outras informações.

Esses dados são de extrema importância para traçar uma campanha publicitária, uma vez que, com os resultados levantados pelo Google AdWords, o empresário poderá definir melhor o seu público alvo e investir nele. Essa ferramenta possibilita, ainda, que os anúncios sejam exibidos apenas para internautas que estejam em determinada cidade, estado ou pais. Com isso, o empresário não vai perder dinheiro, pois não vai correr o risco de uma pessoa de um estado onde não existe o seu produto ou serviço clicar em seu anúncio.

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