Como Abrir Conta Bancária, conheça os procedimentos para abrir sua conta no banco e ter acesso a empréstimos, cheques e cartões de crédito.

Abrir Conta Bancária

 

Quem deseja abrir uma conta bancária pode optar pela conta de depósito à vista, conta de depósito de poupança e a "conta-salário". Há também quem decida por abrir uma conta universitária.

Entre todas as opções para abrir uma conta bancária, a mais popular é a conta de depósito à vista conhecida como conta corrente. Nela, o dinheiro depositado fica à disposição do correntista da conta, podendo ser sacado a qualquer momento.

Para abrir uma conta destinada a depósitos, deve-se preencher um formulário de proposta, possuir a quantia mínima exigida pelo banco e apresentar documentos pessoais e comprovante de residência, sendo pessoa física.

Já a poupança é uma conta para guardar as economias, de forma que o valor gere rendimentos de forma mensal. Assim, se você faz depósitos mensais (não é necessário fazer grandes depósitos, o importante é que os depósitos sejam constantes) e não retira nenhum dinheiro da conta poupança, no final de um ano, com os juros, você terá acumulado uma boa quantia em dinheiro.

Para abrir uma conta poupança, primeiro você deve ter idade superior a 18 anos. Você pode fazer a abertura da conta em uma agência bancária ou através do site do banco de sua preferência. No caso de pessoa física, basta apresentar documentos como RG e CPF e um comprovante de residência (originais e cópias) na agência de sua escolha. Já a pessoa jurídica deve apresentar documento de constituição da empresa, documentos dos representantes, comprovante de endereço, comprovante de faturamento dos últimos 12 meses, no caso das Pessoas Jurídicas com fins lucrativos, e cartão de CNPJ.

Já a conta-salário é um tipo especial de conta. Ela é exclusiva para o recebimento de salários, vencimentos, proventos, soldos, aposentadorias, pensões e similares. A conta-salário, no entanto, não dá direito a outros depósitos nem a talão de cheques. Vale lembrar que, na conta-salário, não é permitida a cobrança de tarifas na realização de até cinco saques e no acesso a pelo menos duas consultas mensais ao saldo nos terminais de autoatendimento ou diretamente no guichê de caixa, entre outros serviços.

Conta Universitária 

Com relação à conta universitária, vários bancos oferecem este serviço para seus clientes, entre eles, Bradesco, HSBC, Banco do Brasil, Santander, Itaú e Caixa, só para citar alguns bancos. Entre as vantagens para quem abre uma conta universitária está o fato de os bancos oferecerem cartões de crédito com limite pré-estabelecido.

Para abrir uma conta universitária, cada banco tem sua regra a ser seguida. No Bradesco, por exemplo, não é necessário apresentar comprovante de renda para abrir uma conta universitária, assim como no HSBC, que dispensa a apresentação do comprovante de renda e a assinatura de um responsável (caso o jovem tenha mais de 18 anos). No caso do Banco do Brasil, para abrir uma conta universitária, o interessado deve ter entre 16 e 30 anos e cursar uma faculdade.

No Santander, quem deseja abrir uma conta universitária pode conseguir um pacote grátis de serviços por três meses a contar da data de abertura da conta corrente. Já o banco Itaú exige que o cliente interessado em abrir conta universitária apresente documentos como RG e CPF, comprovantes de residência e de renda, além de documentação que comprove que ele está matriculado em algum curso de graduação ou pós-graduação. Na Caixa, a conta universitária é voltada para estudantes do ensino superior – graduação, curso sequencial ou pós-graduação –, e não é necessária a comprovação de renda.

Vale lembrar que nenhum banco é obrigado a abrir uma conta para o cliente. Normalmente, é realizada uma análise de cadastro para liberar a conta em banco, principalmente se for solicitado talão de cheques, cartões de crédito válidos em todo o território nacional ou internacional, empréstimos, entre outros serviços financeiros. Neste caso, o comprovante de renda é exigido.

O banco também não tem o direito de movimentar o dinheiro do cliente entre contas, nem realizar débitos sem a autorização expressa. No entanto, normalmente, os contratos de abertura de contas autorizam o desconto da tarifa de manutenção de conta, cobrada por quase todos os bancos, a todos os clientes.

OBS: Serviços e condições podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os Bancos para informações atualizadas.

Abrir Conta

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para abrir conta em banco pelos principais bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação, que são de utilidade pública.