O que é conta salário, como abrir uma conta salário e quais os serviços e tarifas oferecidos pelo banco? Saiba isso e muito mais antes de abrir a sua conta.

Abrir Conta Salário

 

Você já ouviu falar em conta-salário? Pois saiba que a "conta-salário", é uma conta bancária exclusiva para recebimento de salários, proventos, soldos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. Nesta conta, não são permitidos depósitos comuns nem a utilização de cheques, por isso, abrir uma conta-salário só servirá de intermediador entre a fonte pagadora e o recebedor.

Não é qualquer pessoa que pode abrir uma conta-salário. Para que esta seja aberta, o empregador, e não o empregado, é que precisa tomar a iniciativa, assim sendo, o empregador é quem é o titular da conta-salário. E somente os empregados de empresas que optaram pagar os salários por meio de um banco é que podem ter conta-salário. Vale destacar ainda que a conta-salário não pode ser utilizada pelos beneficiários do INSS.

O trabalhador tem duas formas disponíveis para ter acesso ao seu salário através da conta-salário: saque no caixa ou em terminais eletrônicos, com o uso de um cartão magnético fornecido pelo banco, ou através de transferência eletrônica para uma conta corrente de escolha do trabalhador, em qualquer banco ou agência.

Segundo o Banco Central, a transferência do saldo da conta-salário para outra conta corrente é gratuita, não podendo incidir nenhum tipo de cobrança nesta operação, nem se o banco recebedor for outro, desde que a titularidade seja a mesma. Em caso de conta conjunta, mantém-se o direito. A transferência, que deve ser solicitada por escrito ao banco, é permanente, ou seja, não é possível receber de forma aleatória, pela conta-salário e pela conta corrente. É necessário escolher uma opção definitiva.

Em caso de haver empréstimos vinculados à conta-salário, as parcelas podem ser deduzidas antes da transferência do salário. A transferência parcial do salário acarreta cobrança, quando ocorrer para outro banco. 

Mais informações sobre a conta-salário

Ao abrir uma conta salário, é obrigatório o fornecimento de cartão magnético gratuito, que só pode ser cobrado quando solicitada a via de reposição por de perda, roubo, danificação ou outros motivos alheios à instituição financeira.

Com a conta-salário é permitido realizar o máximo de cinco saques gratuitos. São permitidas ainda duas consultas de saldo e dois extratos dos últimos 30 dias, através dos caixas automáticos ou no guichê de caixa. Já a cobrança de tarifa de manutenção de conta-salário não é permitida, em hipótese alguma, por nenhum banco.

Os bancos são obrigados a abrir conta-salário desde que a folha de pagamento da empresa seja executada na instituição, mediante contrato ou convênio.

A abertura da conta-salário pelos bancos que executam folha de pagamento do governo começou a ser obrigatória a partir de 2 de janeiro de 2012. 

Quem abrir uma conta no Banco do Brasil pode solicitar que o crédito-salário seja vinculado à poupança, gerando rendimento. Já quem tem conta corrente no Itaú recebe a transferência imediata do crédito salário depositado na conta-salário para a conta corrente.

OBS: Serviços e condições podem mudar sem aviso prévio. Consulte sempre os Bancos para informações atualizadas.

Abrir Conta

Este site tem por objetivo informar o público sobre modalidades e requisitos para abrir conta em banco pelos principais bancos. Não temos qualquer vínculo com qualquer instituição citada, nosso conteúdo foi retirado dos sites das próprias empresas e tem como finalidade facilitar o acesso do consumidor a informação, que são de utilidade pública.